AAMA 502

O que é?

Especificação voluntária para teste de campo em esquadrias recentemente instaladas (Portas e Janelas)
(Voluntary Specification for Field Testing of Newly Installed Fenestration Products)

É o método de teste adequado para verificação, em campo, da permeabilidade a ar e a resistência a penetração de água em portas e janelas operáveis recém-instaladas, sendo este teste realizado durante a construção e anteriormente a ocupação do edifício.

Como funciona?

Método de ensaio de campo para determinação da permeabilidade a água em janelas e portas instaladas no exterior, realizada por diferença de pressão estática.

Este método consiste na criação de uma câmara temporária instalada no interior (ou opcionalmente no exterior) das esquadrias de tal maneira que permita a aplicação de uma diferença de pressão em toda a extensão da esquadria e suas adjacências a uma vazão necessária para atingir e manter a diferença de pressão desejada por toda a esquadria. Uma vez aplicado e estabilizada a diferença de pressão entre a câmara e o ambiente, um rack com spray de água é aplicado na superfície exterior da esquadria (com todos os seus componentes fechados e travados) enquanto os técnicos observam a ocorrência de alguma penetração de água no interior, simulando desta forma os efeitos da chuva e vento simultaneamente.

Para medição de permeabilidade a ar o procedimento é similar, sendo medido, no entanto, a vazão de ar pela esquadria.

Para tal, é necessário equipamento especifico assim como descrito na norma.

É baseado nas normas ASTM E783 (Método de ensaio de campo para medição de permeabilidade a ar em esquadrias instaladas) e ASTM E1105 (Método de ensaio para determinação da permeabilidade a água em esquadrias instaladas utilizando diferença de pressão estática uniforme ou cíclica).
Devem ser testadas 3(três) espécimes das esquadrias instaladas para verificação da permeabilidade a ar e a água.

Normas de referência

ASTM E 1105

ASTM E 783

Imagens